O próximo festival trará um novo padrão de integridade para garantir que a criatividade seja genuína e autêntica.
Gerar valor exige responsabilidade. Recentemente, o Cannes Lions, uma das premiações mais prestigiadas do mundo criativo, anunciou uma série de mudanças drásticas em suas regras de governança, com o objetivo de resgatar seu valor.
As novas regras, que entram em vigor em 2026, surgem após escândalos envolvendo trabalhos onde o uso questionável de inteligência artificial (IA) gerou um imenso debate sobre a integridade da premiação.
Vocês já sabem de cor essa história, então vamos falar sobre a consequência disso tudo?
Agora, o alerta já está ligado em todo o mercado, que enfrenta uma grande pressão por resultados rápidos e impactantes. Ficou inevitável para o Cannes Lions não se mover.
As denúncias sobre má conduta, que inicialmente circularam nas redes sociais, trouxeram à tona uma série de questionamentos sobre a legitimidade dos trabalhos premiados, especialmente no Brasil.
E isso já está impactando o nosso trabalho… Nós, profissionais criativos, precisamos estar atentos ainda mais agora.

O que podemos esperar
As novas medidas incluem a verificação da veracidade das informações e a exigência de uma aprovação formal da alta liderança da empresa, além de um novo sistema de monitoramento com IA para analisar a autenticidade dos cases.
Ou seja, todos os pilares da autenticidade devem correr junto com os leões.
Essas novas regras podem ser resumidas em 5 diretrizes:
Propriedade e autoria: A partir de 2026, todas as inscrições precisarão de aprovação formal de executivos sêniores para garantir que os materiais enviados sejam precisos e representem fatos reais.
Veracidade das informações: Cannes Lions implementará uma verificação de informações em duas etapas para assegurar que os dados nos cases sejam autênticos, com suporte de especialistas independentes.
Consequências por má conduta: Distúrbios e fraudes resultarão em severas penalidades, incluindo a desclassificação ou banimento por até três anos das empresas envolvidas.
Processo independente e imparcial: Casos complexos serão analisados por um Conselho de Integridade, que garantirá uma avaliação imparcial e um processo de recursos transparente.
Transparência na governança: Cannes Lions se compromete a divulgar uma Auditoria de Integridade Criativa anual para melhorar continuamente e reforçar a confiança no evento.

Impacto no nosso quintal
Cannes está de olha na gente, com uma certa insegurança. Simon Cook, CEO do LIONS, enfatizou que as mudanças não são uma reação pontual, mas uma transformação estratégica para toda a indústria criativa global.
O Brasil, reconhecido mundialmente por toda a sua inovação no setor, agora se vê diante da necessidade de alinhar seus processos e práticas com uma metodologia robusta e bem definida.
Para continuar a produzir campanhas de icônicas, será fundamental adotar um método que garanta a consistência da mensagem, sem comprometer os valores éticos. Assim, o país recupera a sua reputação e recupera a mente brilhante que sempre caminhou rumo ao caminho do propósito.

“A relevância das marcas
está no modo como elas se
relacionam com seu ecossistema,
e não só na maneira como se vendem.”
Ana Couto em A (R)evolução do Branding
A nova realidade
Com a crescente utilização de tecnologias como a inteligência artificial, a pressão para entregar resultados rápidos e impactantes se torna cada vez maior.
Para os profissionais de branding, isso representa um dilema constante: como manter o valor enquanto se conquista um mercado que exige inovação a todo momento?
Em vez de buscar resultados pela força do “case”, o raciocínio deve ser pautado por um compromisso com a verdade e com a entrega de valor real.
Tudo isso serve muito como um ponto de reflexão para todas as agências, marcas e profissionais do setor. O foco agora é recalcular a rota e abusar do improviso, um traço forte da nossa brasilidade.
O segredo do sucesso continua aqui, não nos falta nada além de dar start nessa nova era.
Nossa construção de legado é contínua, e mais do que nunca, responsável.
@luiza.alencarr_ o extraordinário as vezes tá no ordinário, gata KKKK #publicidadeepropaganda #marketing #criatividade #canneslions #design #criacaodeconteudo
♬ som original – luiza alencar ☾☼.*ೃ
Se você também trabalha com propósito e intenção, compartilha esse texto e nos ajude a resgatar qualquer brasilidade que pode estar se perdendo por aí. Juntos somos um.